Cuidados com a postura são fundamentais para evitar contraturas musculares


16/02/2017

A contratura muscular ocorre quando um músculo se contrai de forma muito mais forte do que o normal e permanece contraído, sem passar para a fase do relaxamento, causando muita dor e desconforto. Em alguns casos, o músculo afetado, além de dolorido, pode apresentar um endurecimento, como um caroço. A contratura muscular geralmente ocorre nas regiões cervical, lombar e dorsal da coluna e nas panturrilhas, causando dificuldade em esticar o músculo e em movimentar a articulação ou o membro próximo do músculo dolorido.

 

Segundo o Dr. Marcelo Risso, ortopedista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a contratura é causada por um movimento brusco e não programado do músculo. “Em geral, ela está relacionada com a má postura, mas também pode estar relacionada a algumas doenças, como a hérnia de disco. Por isso, cuidados com a postura são fundamentais para evitá-la, assim como é importante realizar um alongamento e se aquecer antes de praticar uma atividade física.”

 

Na maioria das vezes a contratura pode ser tratada em casa, com a aplicação de bolsas de água quente ou toalha úmida aquecida na região dolorida duas a três vezes ao dia, por 20 minutos.  Em alguns casos podem ser necessárias sessões de reabilitação, com fisioterapia, para alongamento e fortalecimento do músculo. Dr. Marcelo explica que, no caso de dores muito intensas, ou de dores leves e moderadas que persistam por mais de três semanas, causando sensação de fraqueza dos membros, o recomendável é procurar ajuda médica.

Voltar

Destaques

CENTRO DE ESPECIALIDADES

Unidades

Campo Belo

Paraíso

Mooca

Certificados de Qualidade

  • Certificado 1