Começa a campanha de vacinação contra a gripe


20/04/2017

Teve início esta semana a Campanha Nacional de Imunização Contra a Influenza (gripe). A vacina é indicada para os idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – , funcionários do sistema prisional, trabalhadores da área da saúde e professores de instituições particulares e públicas. Pacientes portadores de doenças crônicas também devem ser vacinados. A vacinação não é indicada para pacientes com histórico de reação alérgica grave às proteínas do ovo e às proteínas da galinha ou a qualquer componente da vacina.

Segundo o Dr. Guilherme Laranja Gomes, reumatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a vacina pode apresentar alguns efeitos colaterais, sendo os mais comuns a dor no local da aplicação, podendo ocorrer, raramente, uma inflamação no local, com vermelhidão e sensação de calor, que melhora após alguns dias ou com analgésicos comuns; mal-estar e dores no corpo e de cabeça.

 

“Na maior parte das vezes esse quadro é temporário e os sintomas melhoram espontaneamente, sem medidas especiais. Caso eles demorem mais a passar ou surjam febre ou calafrios, procurar um médico é fundamental”, explica. Mas vale lembrar que a vacina é segura e mesmo as pessoas que estejam recebendo medicações que alterem a imunidade podem recebê-la sem maior risco de efeitos colaterais, com redução apenas na sua eficácia.

 

Mesmo que a reação à vacina possa ser um pouco incômoda, o médico explica que a vacinação é importante para que possamos nos proteger e proteger as outras pessoas contra a doença, especialmente aquelas que convivem com doenças crônicas ou respiratórias. “Para esse grupo, uma gripe pode ser a porta de entrada para doenças mais graves, como pneumonias e outras infecções respiratórias.” Pessoas com gripe, desde que não estejam apresentando febre, podem ser vacinadas. Caso contrário, a vacinação deve ser adiada.

 

A campanha vai até o dia 26 de maio e a vacina é oferecida gratuitamente nos postos de saúde de todo o país para os grupos mencionados.

 

Voltar

Destaques

CENTRO DE ESPECIALIDADES

Unidades

Campo Belo

Paraíso

Mooca

Certificados de Qualidade

  • Certificado 1