Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza I Simpósio sobre Manejo de Metástase Vertebral


15/05/2017

Entre os dias 19 e 20 de maio, o Instituto de Educação e Ciências em Saúde (IECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza o I Simpósio sobre Manejo de Metástase Vertebral. O evento é destinado a cirurgiões de coluna, oncologistas e radio-oncologistas, além de médicos residentes nestas áreas.

 

O objetivo do encontro, explica o Dr. Marcelo Risso, ortopedista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, é reunir especialistas envolvidos no diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer que desenvolveram a doença na coluna vertebral. “Cada palestrante terá a oportunidade de apresentar as inovações mais recentes e as contribuições que podem trazer para cada paciente.”

 

Os casos de metástases de coluna vertebral vêm crescendo em decorrência do aumento da sobrevida dos pacientes com câncer, o que é fruto de um diagnóstico precoce e de tratamentos mais eficientes. “O ponto mais relevante deste evento está na discussão multidisciplinar pautando as decisões médicas baseadas nas melhores experiências e contribuições de cada área.”

 

Durante os dois dias o participante terá a oportunidade de discutir sobre diversas inovações diagnósticas nas áreas de patologia, radiologia e medicina nuclear. Segundo Dr. Risso, a radioterapia tem mostrado também grandes inovações, inclusive com a possibilidade de terapia intraoperatória. Novas drogas para o tratamento do câncer, como as imunoterapias e as drogas-alvo, oferecem melhores resultados nos tratamentos. ‘Além disso, abordaremos as inovações cirúrgicas, como as técnicas minimamente invasivas, que estão em franca evolução no tratamento das metástases vertebrais.”

 

Entre os temas que serão debatidos estão o impacto da metástase vertebral no paciente com câncer, biópsia vertebral, o papel da medicina nuclear na avaliação de metástases na coluna vertebral, déficit neurológico e fratura patológica por metástases vertebrais, entre outros.

 

O evento será realizado no auditório do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, situado na Rua Treze de Maio, 1815, Torre E – 1º subsolo.

Mais informações pelo site www.simposiometastase.com.br​.

Voltar

Destaques

CENTRO DE ESPECIALIDADES

Unidades

Campo Belo

Paraíso

Mooca

Certificados de Qualidade

  • Certificado 1